MOTOS



TIPOS DE MOTOS

Com uma grande variedade de motos que o mercado oferece atualmente, e para identificar o tipo de condutor, foram associados em grupos distintos para melhor entender as necessidades, gostos e estilos dos motociclistas.

Grupos cada vez mais exigentes e a procura de informações, sobre suas novas aquisições, assim como tecnologia e Design, mantendo as caracteristicas e o padrão de seu estilo.

Esta divisão realizada por meio de pesquisas de grupos e tipos de atuação, resultam na personalidade da moto e sua equivalencia ao condutor, somados ao estilo de guiar, e a paixão por um certo tipo de design.

Em alguns aspectos desses grupos, podemos afirmar que se equivalem e combinam estilos, porém suprem as necessidades peculiares de seus usuarios, onde se distinguem e sobressaem.
  • Bobbers, 
  • Big Biker, 
  • Big Trail (MaxiTrail), 
  • Cafe racer, 
  • Custon, 
  • Chopper, 
  • Esportiva, 
  • Fun Biker, 
  • Moto de Trial
  • Naked, 
  • Off road, 
  • Pocketbikes (Mini motos), 
  • Scooter, 
  • Scrambler, 
  • Side car, 
  • Street, 
  • Streetfighter, 
  • Supermotard, 
  • Underbone, 
  • Tracker 
  • Wheelie.


Bobbers
As "Bobber" são motos das décadas de 20 e 30
Foto bobber  Indian de 1916


São caracterizadas por serem bem rústicas pois as primeiras motos desse estilo eram "rabo duro" (sem amortecedor traseiro), o centro de gravidade é bem baixo, seu tom de pintura bem peculiar, haja vista que eram utilizadas até 14 camadas de tinta (a moto ficava com o tom de cor parecido com o de panelas esmaltadas). Após a segunda Guerra Mundial, pelos soldados, criadas no começo com as marcas Harley-Davidson, Indian e Thiumph. As características são, motos mais baixas, com longas distancias entre os eixos, chassi reforçado, pneus largos e praticamente com o mesmo diâmetro entre o traseiro e dianteiro e sem para lama dianteiro. A marca de moto "Bobber" mais famosa do mundo é a Indian. Há quem diga que as motos custom derivaram das Bobber,


Big Biker 

Motocicletas desta categoria têm como características marcantes os motores de grande deslocamento com forte ênfase na velocidade máxima e aceleração. São comumente equipadas com motores de grandes cilindradas, entre 1.100cc até 1.400cc. Caracterizam-se, também, por serem maiores e mais pesadas do que as super esportivas, com peso a seco em torno de 227 kg (500lb). O aumento de peso compromete a performance em autódromos (onde podem existir muitas curvas fechadas) em favor da estabilidade para alcançar velocidades que podem exceder os 290 km/h (180 mp/h). Esse compromisso também permite aos fabricantes criarem posições de pilotagens que sejam mais ergonômicas ao piloto.
Exemplos desta categoria incluem a Suzuki Hayabusa, CBR1100XX e a Kawasaki Ninja ZX-14.

Big Trail / Maxi trail 

Categoria que inclui modelos de motocicletas aptas a incursões por estradas pavimentadas e estradas de chão batido.Utilizadas para grandes viagens e expedições por vários paizes. Os modelos mais conhecidos desta categoria são as BMW R1150 GS,Yamaha xt660r BMW R1200 GS,Honda XL 1000V Varadero, Suzuki V-Strom, XL 700V Transalp - Honda, Ducati Multistrada, TDM 990, Triumph Tiger Explorer 1200xc, Ttriumph Tiger 800xc e Buell Ulysses

Café racer



É uma categoria de motocicleta desenvolvida para corridas de curto percurso que eram utilizadas por jovens europeus ( rockers) na década de 70 para apostar corridas entre cafés onde gostavam de se reunir, o objetivo era voltar para o Café Ace antes do registro de uma música na jukebox ter terminado. As características das motos tinham o banco estendido, escapamentos e pedaleiras diferenciadas e guidão baixo também foram utilizados os famosos tomazelli

Custom 



As custom (garfos dianteiros inclinados para a frente Ângulo de caster) são motos estradeiras, preferidas por um público mais tradicional. Não priorizam a velocidade e são mais voltadas ao conforto, mantendo a altura do banco baixo, pedaleiras avançadas, tanque grande em posição paralela ao chão de forma a proporcionar uma posição confortável para pilotagem, No Brasil, existem muitos moto clubes cujos integrantes apreciam o estilo das motoscustom e que vêem nessas motos um estilo de vida. Exemplos desta categoria incluem as de média e alta cilindradas Honda Shadow VT600, Yamaha Virago, Kasinski Mirage650, e Harley-Davidson Sportster; e as de baixa cilindrada (até 250cc) Dafra Kansas, Sundown VBlade, Suzuki Intruder,Shineray 250 Custom e a Traxx Shark.


Chopper



As Chopper nasceram quando o regresso da 2ª guerra mundial dos soldados norte americanos, que depois de andarem na Europa em motos Europeias mais leves e ágeis, começaram a retirar peças dispensáveis segundo eles às Harley, o termo "Chopper" vem de retirar, cortar. Quando se fala em moto "chopper", a primeira imagem que vem à cabeça é uma moto com muitos cromados, garfo dianteiro enorme, guidão alto (apelidado de "seca-sovaco") e tanque em forma de gota. As chopper são motos que derivam das custom, com a diferença na posição do tanque que é alto na frente e baixo atras formando uma linha com o eixo da roda traseira, o garfo da frente tem um ângulo em relação ao motor maior que nas custom e seu comprimento também é maior, deixando a distância entre eixos bem grande. Este estilo de moto tem a filosofia de retirar tudo o que não é necessário em uma moto, dai vem seu nome que, em inglês, significa cortar. Geralmente não possuem banco para o garupa, alforges ou para-lamas dianteiros. Seu visual é bastante despojado e agressivo. O conceito de moto chopper, originado dos EUA, foi disseminado mundo afora através do filme Easy Rider (Sem Destino), lançado em 1969.


Esportiva


As esportivas são motos com design aerodinâmico e mecânica de auto desempenho. Em geral, possuem discos de travão (freios) duplos, quadros fabricados em materiais leves, design esportivo, e avanços com posição de pilotagem baixa, escapes com ruído esportivo. São dotadas de carenagem, com o objetivo de reduzir a resistência com o ar. Atualmente, as montadoras aprimoram suas tecnologias nas pistas, durante campeonatos como o MotoGP e o Superbike.  Possuem pneus largos, visando uma boa área de contato com o solo, tanto em retas como em curvas.Pela posição de pilotagem o piloto fica praticamente  deitado sobre o tanque de combustível, com o tronco inclinado para a frente e os pés para trás, não são motos muito confortáveis para utilização em vias urbanas, sendo mais indicadas para condução em rodovias. 

Exemplos desta categoria incluem a Yamaha YZF-R1, Honda CBR1000RR, Kawasaki Ninja ZX-10R, Ducati 999 e a Yamaha RD 350

Fun Bike 



A Fun Bike é a moto classificada como motos para terreno de asfalto e para terrenos de terra (categoria on-off), geralmente de média a alta cilindradas, bom desempenho, média manutenção e médio consumo de combustível, contam com segurança e conforto. Com essas características, são bastante utilizadas por pessoas que podem utiliza-la tanto para turismo, lazer e uso urbano além de utilitárias por Bombeiros e Resgates.

Exemplos desta categoria incluem a Falcon , Yamaha XTZ 250 Ténéré e a TDM.

MiniMotos ou Pocketbikes



As Minimotos (designação europeia) ou pocketbikes  são veículos de competição. Em diversos países realizam-se campeonatos regionais e nacionais.Pilotos como Valentino Rossi ou Sete Gibernau iniciaram a sua carreira no motociclismo em campeonatos de minimotos. No entanto, as minimotos são especialmente procuradas por adeptos do motociclismo de velocidade como forma económica de conduzir em circuito ou participar em competições amadoras.As suas potências podem variar desde os 2,5 cavalos para as Classes Júnior, a 18 ou mais cavalos para os modelos de grande preparação participantes nas classes Open. A utilização das Minimotos deverá ser feita em local apropriado, nomeadamente kartódromos.


Naked



As Naked ("nuas"), são motos que têm bom desempenho (algumas de alta cilindrada) em relação ao motor e conjunto mecânico, mas modificadas para permitir uma posição de pilotagem menos deitado, e mais sentado, melhorando o conforto para condução em vias urbanas, com guidão mais alto do que nas esportivas, porém não possuem carenagem (que são caras e frequentemente são danificadas quando na condução em vias de muito tráfego).


Off-road



As motos off-road (de todo o terreno) são utilizadas por praticantes de motocross/supercross, enduro, cross-country, ralie trail. Os pneus são específicos, geralmente para tração na terra (tipo tacos) e rodas maiores, para transpor obstáculos com maior facilidade. A sua suspensão possui um curso total maior, sendo mais altas em relação ao solo, para absorver impactos e não os transmitir para o piloto. Outra variação dentro desta categoria são as MotoCross, indicadas para participação em campeonatos de velocidade/saltos em terraou de rally, vendidas sem acessórios obrigatórios para utilização em vias urbanas (espelhos, piscas, lanternas). Uma nova variação dentro da categoria Trail são as Motard  e  Supermotard, motos originalmente de trail/cross mas que foram adaptadas para competições em circuitos que alternam trechos de alta velocidade em asfalto com trechos de terra e saltos. Exemplos desta categoria incluem a Kawasaki KX-F 250, KTM e a BMW F650.


Motos de Trial



São motos muito leves, com calibragem baixa de pneus para melhor aderência aos obstáculos. São usadas para saltar estes obstáculos em curta distância, e entre cada obstáculo a moto fica parada e o piloto se equilibra sobre a mesma sem por os pés no chão, dando pequenos saltos para compensar o desequilíbrio, com as duas rodas ou apenas parado com a moto empinada, pulando com a roda traseira. Existem campeonatos mundiais nesta modalidade. Atualmente (2014) o campeão da categoria é o espanhol Toni Bou  

   
Scooters



As scooter são motos que permitem a posição de pilotagem sentado e com os pés apoiados no piso, sem a necessidade de usar os pés para a troca de marchas, montadas com câmbio automático (CVT) por corrente dentada com polias variáveis.Geralmente, as motos de baixa cilindrada (de 50 a 100), apresentam baixo desempenho, baixa manutenção e baixo consumo de combustível. Existe uma nova tendência de equipar as scooters com motores maiores, de até 850 cilindradas (Aprilia SRV 850 ou Gilera GP 800 - com 839 cc ).Atualmente vem crescendo a procura das scooter de 250 cca 400cc por executivos, sendo que em alguns países, há mais venda de scooters do que de motocicletas "normais". Em alguns casos e utilizado como moto do dia a dia ou como segunda moto.


Scrambler



As Scrambler são motos street europeias adaptadas para uso na terra sem alteração de suspensão. Modificam a posição do escapamento para ficar mais próximo ao , coloca-se um assento reto e estreito, retira-se o excesso de carenagens, seria a versão europeia das Tracker


Side car



É um acessório com uma roda que não é alinhada diretamente com a roda traseira da motocicleta, e é montado lateralmente na moto. Por ter um formato parecido com um carro pequeno e estar preso lateralmente à moto recebe este nome. Normalmente tracionado apenas pela roda traseira da moto. É assim diferente de um triciclo motorizado, no qual as duas rodas traseiras são tracionadas e compartilham o mesmo eixo. No entanto, P.V. Mokharov da União Soviética ou H.P Baughn da Grã-Bretanha parecem ter sido os primeiros a empregar uma roda de side car dirigível em 1932.


Street



As street são motos que apresentam conforto e mobilidade para serem utilizadas no trânsito urbano, geralmente entre 125 á 500 cilindradas. A posição de pilotagem é sentada, com os pés apoiados nas pedaleiras. Apresentam desenho simples, com banco para garupa, sem muitos acessórios, e permitem a utilização entre os veículos nas vias urbanas (corredores). Variações com motores de 150, 200, 250 e 500 cilindradas com desenho semelhante às de 125 cilindradas também são vendidas. No passado, a Honda-Brasil vendeu motos streetde 400 e 450 cilindradas, com desenho de motos street, mas com dimensões proporcionalmente maiores ao aumento de cilindrada, perdendo parte da mobilidade no trânsito. Apresentam velocidades máximas por volta de 110 km/ hora (até 125 cc) e entre 110 e 160 km/hora.Exemplos desta categoria incluem a Suzuki GS500, Yamaha YS 250 Fazer, Honda CBX 250 Twister, CBX 200 Strada e a Dafra Speed 150.


Streetfighter



Conceito criado na década de 1990 para designar motos esportivas sem peças como carenagens faróis entre outros, que são utilizadas para rachas em centros urbanos. Com designer bem agressivo, geralmente são customizadas, rabetas altas e altas cilindradas. São motos como as: Ducati 848, CBR100, SRAD 750 Fighter e Suzuki GSXR Fighter.


Supermotard



As supermotards são motos que até a década de 1990, eram projetadas pelos próprios donos ou oficinas especializadas, o que ocasionou o interesse de montadoras a fabricarem modelos supermotard, possui característicatrail com ciclística esportiva, com rodas e pneus esportivos. Existem muitas competições, inclusive agora no Brasil. Nos campeonatos, as motos enfrentam trechos deasfalto e de terra, às vezes até com alguns saltos. São chamadas também de Super Moto. O que caracteriza uma motoSuperMotard é o aro das rodas, sempre de 17 polegadas.Exemplos desta categoria incluem a Yamaha XTZ 250 X e a Sundown STX 200.


Underbone




As underbones são motos de dimensões reduzidas, menores do que as street, geralmente com câmbio semi-automático, baixas cilindradas (abaixo de 125 cilindradas), baixo desempenho, baixa manutenção e baixo consumo de combustível. Com essas características, são bastante utilizadas por empresas com serviços de entrega urbanas (Motoboy), por unir a facilidade da condução em corredoresdas vias urbanas ao baixo custo da moto e baixo custo operacional. Apresentam acelerações menores do que as street e velocidades máximas de cerca de 100 km/ hora.


Tracker



As Tracker são motos para uso em terra ou areia dura e são baseadas em motos street. Aproveitando a estrutura e mecânica de moto street, coloca-se pneus de uso misto ou off-road, em aros de roda de mesmo diâmetro, normalmente mantendo-se a suspensão original, altera-se também as carenagens para uma mais despojada e coloca-se um banco mais reto e estreito. Lembra uma café racer com pneus birrados e guidão alto. Projetadas para você ter aventura em estradas de terra, possuem design clássico de corridas antigas na década de 1920, com o objetivo de ser a mais rápida, subindo morros e percorrendo terrenos off-road . E ainda conta com rodas raiadas , pneus biscoitos , pequeno tanque de gasolina e escapamento mais elevado do chão.


Wheelie



As motocicletas são especialmente preparadas para a prática do wheeling, pois exigem maior resistência a impactos constantes, usa-se variadas potências, desde 50cc a 1200cc, geralmente são tirados componentes da parte dianteira como painél, setas e farol. Além de possuírem a Churrasqueira que é um suporte traseiro para proteção do quadro e demais peças, alem de melhorar a performance dos pilotos.


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